Caminhe! Pela sua saúde!

Recentemente, um conjunto de investigadores demonstrou que a caminhada pode melhorar a saúde do seu cérebro
 
Para estudar os efeitos da caminhada na saúde cerebral, os pesquisadores seguiram um conjunto de caminhantes com idades compreendidas entre os 59 e os 80 anos durante um ano. 
Todos os participantes disseram ter menos de dois episódios de actividade física com a duração de pelo menos 30 minutos nos seis meses anteriores. Portanto, a sua frequência de exercício físico era consideravelmente baixa. 
Como grupo de comparação, os investigadores utilizaram um grupo de 32 jovens adultos com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos de idade. 
Para medirem a acitvidade cerebral socorreram-se das imagens de resonância magnética funcional (fMRI). Foi também medida a actividade cerebral em estados de repouso, em que o cérebro está apenas passivamente a receber informação, como quando vemos televisão ou quando estamos com uma atenção volante, sem nenhum foco de concentração. 
O que é que foi descoberto?
Os investigadores descobriram que o cérebro do grupo de caminhantes apresentava maior número de conexões na rede neuronal fronto-excutiva, que contribui para a realização de tarefas complexas e este grupo também revelou uma melhor performance na realização de testes cognitivos, comparativamente ao grupo de controlo.
 
Como vê, apenas por caminhar pode dar maior agilidade ao seu cérebro? 
 
De que espera? 
 
Junte-se a nós
 
António Norton
 

Deixe um comentário